Guia de Viagem: Vistos? Pt2

Vocês acham que esqueci da saga falando de vistos? HA! Bom, hoje vou continuar explicando os procedimentos do Visto Americano!

C – Agendamento CASV
Primeira mudança que ocorreu logo depois que tirei o visto. Anteriormente, a entrega dos documentos, retirada das digitais e a entrevista ocorriam no mesmo dia, tornando seu agendamento um caos com horas em pé e uma longa fila.

Dispostos a facilitar a vida de todo mundo, o governo americano apresentou os CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, onde segundo informações do consulado é um centro contratada pelo governo americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto antes do comparecimento à seção consular.

Em outras palavras, aquele tramite mais demorado e que atrapalhava tudo – no meu caso, foi o que acabou nos fazendo ficar cerca de 2 horas em uma fila em meio ao calor – mas batendo papo com o pessoal e até fazendo amizades; passou a ser agilizado e transformado em um pré-atendimento. Como muitas pessoas precisavam tirar novamente as digitais, só para renovação ou entregar seus documentos, o CASV também facilita quanto a isso.

Então no CASV eu vou fazer o que?

Bom, lá você irá apresentar os seus documentos, junto com a folha do DS-160 e o canhoto do pagamento para eles conferirem e retirar a impressão digital. Pode parecer pouco, mas isso atrapalhava absurdamente na hora das entrevistas, pois ficávamos amontoados lá para poder posteriormente ir pra outra fila.

Obs: O seu agendamento do CASV não pode ser no mesmo dia que para o Consulado, mas deve ser entre 1 a 8 dias posteriores, ou seja, se você marcar no CASV num dia 01, você tem do dia 02 ao 09 para efetuar sua entrevista no Consulado.

Olha a fila que tinha antigamente na porta pra entrar…

Talvez, essa medida seja para facilitar a vida de quem é de SP, mas infelizmente para quem é de fora, como eu, se antes perdíamos somente 1 dia (um dia inteiro, diga-se de passagem), agora serão dois. Imagina pra quem vem de outras cidades e necessitam se hospedar, o custo aumenta né?

D – A Entrevista

Sabe alien? Bicho de 7 cabeças? Tudo que você acha de mais temido? Bom é o que eu também espera da entrevista! Dá medo? BASTANTE! Principalmente porque achamos que iremos entrar em uma salinha, onde seremos entrevistado por homens vestidos de preto, estilo interrogatório americano. Mas, diferente de tudo isso…

As entrevistas ocorrem em janelas como de cinema, banco ou casa de cambio, onde você conversa com o interlocutor por aqueles telefone. É gentem… assim mesmo! Você é chamado por uma senha e parte para a sua janela, lá o cônsul perguntará coisas básicas como nome, onde você mora, profissão. No meu caso – vejam bem NO MEU CASO, ele perguntou isso, e perguntou para onde íamos, e ficou só encafifado tentando entender a profissão do meu namorado, mas quanto explicamos ele liberou e ficamos mega felizes. Só achamos ele extremamente seco! Mas se isso for o menor dos males!!

Foto retirada deste site – Essa daí é a fila pra chegar no guichê do Consul

Enquanto fiz minha entrevista, somente uma cônsul não liberou o visto – e depois, todo mundo passou a ficar com medo de cair nela, pois como vemos eles entrevistando os demais…A maioria das pessoas que tem o visto negado é por não ter vinculo ou demonstrar vinculo ao país. Por isso, leve tudo que prove que você tem como pagar e motivos para voltar ao Brasil.

De resto, quando seu visto é aprovado, os documentos ficam com o Cônsul e você ia para a fila de pagamento do correio pra envio dos passaportes – como agora está tudo incluso, não sei informar se essa fila, do lado de fora ainda ocorre.

Outra dica preciosa, é que é proibido entrar com qualquer tipo de eletrônico no consulado, então se você tiver que levar porque é extremamente necessário – ou alguém possa lhe procurar, uma dica que dou é procurar os guarda-volumes que existem na rua. Como, novamente falando, no meu caso, estávamos acompanhadas por uma pessoa da agencia que nos ajudou a preencher tudo, ela me indicou em qual deixar. É o do lado de uma lanchonete de esquina, quase na porta do consulado de SP.

O meu visto demorou quase 20 dias para chegar, pois era encaminhado via correio…Agora vai mais rápido, pois dizem ser pela DHL! Mas isso não quer dizer que você pode fazer a ALOKA e ir querer tirar o visto semanas antes de viajar!

Ixi, ficou grande né? Mas na próxima parte a gente fala da parte final do visto americano, com a lista de documentos e dicas e passo a falar de alguns outros vistos! Qualquer dúvida é só perguntar ai nos comentários!

Gostou desse post? Você pode curtir estes também:

Thaís do Nerdiva
Thais, 35 +4 anos, Santista, comedora compulsiva de junkie food, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street da Disney, e não estranhe a cara na foto, porque ela adora um blingbling!

Respostas de 8

    1. VY!!!

      Então ainda não vou falar, mas provavelmente quando tiver chegando vai ser mais fácil de contar, mas ainda é esse ano!! Toda vez que vejo coisas relacionadas a viagem, eu lembro de vc!!

    1. Oi Henrique,

      acho que nos próximos post do Guia de Viagem vai ajudar para roteiros nacionais, mas é que tramites de visto, principalmente americano, são MUITO chatos! Falar sobre Rio de Janeiro é uma das coisas que eu mais gosto! Então vamos ter a Cidade Maravilhosa por aqui, com certeza!

      Bjus

  1. Esse post tem que ser favoritado pro futuro, você explicou muito bem, adorei! Principalmente quanto aquelas partes que sempre ficamos inseguros, da entrevista ou até detalhes como guarda-volumes. Amei, Tay <3

    1. Oi Loma!

      Eu fiz esse post porque quando fui tirar meu visto ninguém nunca explicou direitinho como funciona! E isso ajuda muito a perdemos o medo! Se tiver pensando em tirar seu visto, é mais simples que abrir uma conta!

      Bjus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thais, 35 + 4 anos, Santista, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street do Magic Kingdom e não estranhe a cara na foto, mas ela adora super-heróis, Capitão América e fechar game de luta sem usar especiais.

Quer receber dicas, trocar ideias, tudo em primeira mão? Faça parte do nosso grupo no Telegram.
* Alguns links presentes no blog são de afiliados, onde o blog recebe comissão pelo click ou venda, ajudando na sua manutenção.
O Nerdiva é um site pessoal no ar desde 2010. Não temos ligação com Marvel, DC, Disney, Lucasfilm, Starbucks. E nem reclame que aqui está cheio de glitter!

Receba nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit