Talvez você já tenha ouvido falar mas nunca experimentou, ou não sabe a diferença entre esse e outros tratamentos. Cada vez mais popular, esse tipo de depilação pode ser feito em uma clínica estética ou mesmo em casa, porém são necessários certos cuidados. Mas não se preocupe, aqui explicamos o que é e como funciona a depilação a laser, e o mais importante, se é o tratamento certo para você.
O que é a depilação a laser?
A depilação a laser é um tratamento que elimina de forma progressiva e por vezes definitiva, os pêlos através de múltiplas sessões. Existem diversos tipos de laser, de forma geral a lâmpada contida no aparelho emite a energia do laser, que chega na região a ser depilada por meio de pulsos ou flashes.
Essa energia capta a melanina do pelo e é capaz ainda de retardar seu crescimento. Após o uso devido os pelos podem ser eliminados permanentemente. Entre os tipos de laser mais conhecidos estão Soprano Next Generation, lightsheer duet, laser ND: yag, harmony long pulsed e a fotodepilação.
Além das sessões em clínicas de estética, existem também aparelhos que podem ser usados em casa. Assim como outros tipos de depiladores, os que funcionam com laser, possuem grande variedade de tamanho e potência. Neste caso a depilação também é feita em várias sessões porém com a vantagem de poder realizar o procedimento em casa. Além disso, os aparelhos são pequenos e simples de usar e transportar.
Benefícios da depilação a laser
A principal vantagem é a prospecção de uma depilação definitiva. Existe também a menor ocorrência de inflamações e infecções, já que evita machucados como pelo encravado, por exemplo. A pele permanece macia e lisa por muito mais tempo, e a eliminação dos pelos mais grossos é garantida.
O tratamento é ainda bem menos incômodo do que aqueles feitos com outras técnicas como cera, por exemplo. Apesar de gerar certo desconforto, esse diminui à medida que as cessões avançam. A relação entre custo e benefício também é muito boa, já que não há necessidade de sessões tão frequentes. O mesmo vale para os aparelhos, que podem variar apenas em custo de manutenção.
Principais tipos de depiladores
Há uma grande variedade de aparelhos depilatórios a laser disponíveis no mercado. Existem, por exemplo, modelos com tecnologia IPL que consiste em pulsos suaves de luz que provocam a queda progressiva de pêlos. Já outros contam com luz pulsada intensa com até 600.000 mil flashes.
Alguns destes possuem a possibilidade de trocar a lâmpada após certo período de uso, o que aumenta sua vida útil. Por conta do laser existem ainda marcas que incluem no produto um óculos de proteção. A eficácia do tratamento também depende do tipo de pele, sendo mais eficaz em tons mais claros com pelos escuros.
Portanto, cada aparelho pode ter um efeito diferente de acordo com o tom da pele e do pelo. Por isso, é recomendado que procure conhecer as especificações do depilador escolhido. Siga corretamente as instruções de uso e pronto, você pode fazer sua própria depilação a laser em casa.