Se você usa wordpress como é aqui no Nerdiva, sabe que têm alguns plugins que a gente chama de queridinhos do amor, e eu separei esses 5 para compartilhar meu amor.

Separa seu planner, destampe a caneta e vem comigo!

Quando a gente começa a escrever em um blog do WordPresss nota que alguns plugins são extremamente necessários, principalmente depois de algumas mudanças em layouts ou funcionamento.

No meu dia a dia no escritório, trabalho muito com customização então sempre estou buscando opções facéis e rápidas para todo tipo de público.

Para ajudar o amiguinho, vim aqui separar alguns dos plugins que eu acho fundamental:

1) Classic Editor / Editor Clássico
Esse plugin surgiu depois do WordPress meter goela abaixo seu novo edito denominado Gutemberg. Como ele estava dando conflito com diversos plugins, a própria equipe do WordPress lançou esse para deixar para os fãs do modelo antigo (como eu) a versão antiga.

2) WP Facebook Comments
Para quem deseja ter os comentários do Facebook em seu blog, aqui está uma forma fácil de instalar. No Nerdiva eu não utilizo ele, pois minha configuração anterior não permite e aí tem que ser um código exato, mas para quem não tem “know-how”, esse ajuda muito! E melhor, “De grátis”

3) Postman SMTP
Já notou que as vezes seu servidor não encaminha os e-mails como você deseja? Bom, esse plugin vai lhe ajudar! Ele coloca um servidor smtp no seu wordpress baseado em uma configuração. Muitas hospedagens bloqueiam o envio automatico. Ele é fácil de configurar, mas às x seu servidor pode não gostar dele, então pode também usar o WP Mail SMTP. Ambos são gratuitos.

4) Jetpack for WordPress
Analisar as visitas e post mais acessados é ótimo, pois ajuda analisar o que seu público gosta de ler, e esse plugin lhe auxilia. Eu particulamente analiso esses dados mensalmente para ver o que devo colocar aqui para vocês, além de saber quantas pessoinhas estão lendo os post do MCU! E o melhor de tudo é gratuito, apesar de ter funcionalidades pagas.

5) Yoast SEO
Se você ve aqueles blogs super bem indexados no Google, pode ter certeza que esse plugin faz parte do trabalho de SEO que blogueiros e criadores de conteúdo usam. Aqui mesmo no blog ele é meu amigo e o utilizo para organizar e otimizar os dados. Têm uma versão gratuita e outra paga – uso a gratuita!

Tem algum plugin que você usa e acha que merece estar nesta lista? Comenta aí embaixo.