Filme: Mulan (2020)

O primeiro release da Disney após a paralisação dos cinemas finalmente chegou aos seus fãs. “Mulan” demorou mas nesta última sexta-feira entrou como Premier Access no Disney Plus.

Como por aqui temos conta na plataforma, é claro que fomos assistir. E vim contar para vocês o que achei.

Sendo Fiel a Mulan

Mulan (2020)
Gênero:
Ação. Aventura, Drama
Tempo de Duração: 115 min
Elenco: Yifei Liu, Donnie Yen, Jet Li, Li Gong, Jason Scott Lee entre outros
Sinopse: Hua Mulan (Liu Yifei) é a filha mais velha de um honrado guerreiro, que quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira e tornando-se uma lenda.

Antes de você continuara ler esse post: pode contar Spoilers ok?

Nesta versão alguns dos pontos altos da animação lançada em 1998 foram deixadas de lado, como Mushu e as músicas, mas tudo tem o seu motivo.

Mulan
Mushu, calma!

Logo no inicio do filme notamos que o tom mudou e que toda a narrativa será feita por seu pai, que nos apresenta logo a jovem guerreira treinando pelos campos de arroz e como seu Chi é um dos pilares de quem é. Diferente da versão animada, vemos um pouco mais da jovem guerreira ainda criança, através de uma galinha e já tendo uma grande habilidade.

Em meio a seu crescimento, descobrinhos que agora o Hunos, viraram os Rouran, e que eles utilizam um pouco de magia tava tentar realizar seu plano: vingar-se do Imperador.

Entendemos também, que ela quando criança fala sobre trazer honra a família, e que esse era seu dever. Tudo estava bem na vila da jovem, mas é claro que a famosa cena da casamenteira está de volta, e desta vez, ela até quase se dá bem, mas por ser leal demais, acaba tornando uma dessonra para a família, É nesse momento que um dos primeiros Easter Eggs ocorre: fique de olho na música instrumental.

De forma mais rápida, já chegamos ao momento de que seu pai é convocado e Mulan precisa tomar uma decisão: Ser Leal, Brava e Verdadeira, como leu na espada que seu pai guardava. Deixando sua família, já que segundo a casamenteira, era uma desonra para todos, ela procura seu lugar juntando-se a um dos agrupamentos do exército Chinês.

Quando vamos para esse arco da história, algumas outras homenagens acontecem: notem os nomes dos soldados! Além disso, para evitar problemas com questão de hirearquia, desta vez não temos Shang, e sim 3 personagens que sintentizam tudo o que ele passa na versão animada: a parte heróica e atlética, que buscar ter os melhores soldados com o Comandante Tung, o que traz as questões de moral e desonra com o Sargento Qiang, e por quem se apaixona pelo espirito de nossa heroína, Honghui.

A partir desse momento, o filme traz partes muito importantes sobre como a personagem precisa entender quem é e reencontrar seu Chi, para assim se tornar uma grande guerreira. Nesse momento descobrimos também que Xianniang, a feiticeira que se uniu ao Bohi Kan, que está comandando os ataques ao imperador, descobre que Mulan está mentindo e tenta confronta-la.

É claro que a história segue basicamente o enredo da anterior, mas as cenas de acabam tendo um peso muito grande, principalmente após a sua expulsão do Exército, onde conhecemos um pouco mais sobre Xianniang e sobre o plano do vilão do filme. Também somos apresentados ao espirito ancestral que a segue, sempre nos momentos em que ela precisa tomar alguma decisão.

Se você como eu sabe, alguns outros Easter Eggs foram adicionados: deve ter notado que a voz do Jet Li para o Imperador está bem parecida com a versão interpretada pelo Pat Morita.

Têm também uma participação muito especial que claro, a internet inteira já vazou. Achei uma ótima forma de prestar uma homenagem para aquela que é a voz da princesa nas animações e jogos, além de ser a Cavalaria.

O filme cumpre bem a sua ideia de valorizar Mulan, sem se tornar caricato ou pesado. Pelas cenas de Guerra, ele é um PG-13, já que temos sangue em algumas cenas.

Eu gostei bastante principalmente por reforçar todos os pontos positivos da animação. Acredito até mesmo que se colocassem o Mushu nessa releitura não faria o menor sentido, tudo isso foi muito bem alinhado pela diretoria Niki Caro. Outro ponto lindo é a fotografia, apesar de alguns momentos ter a sensação que os efeitos não foram bem trabalhados – devido ao uso da tela azul.

É claro, que por mais que a Disney tenha tentado “proteger” o filme, vazou em todos os locais que você possa imaginar. Por sinal, na plataforma ele já saiu legendado e com dublagem em português do Brasil.

Acredito que para uma nova geração de crianças, essa nova aventura lembrará a importância da família e de seguir suas verdades.

E você, já assistiu à adaptação? Se apaixonou pela história? E o que foi as músicas da parte dos créditos. Sabia que é a Yifei Liu que canta a versão em Mandarin? Me deixe nos comentários.

Gostou desse post? Você pode curtir estes também:

Thaís do Nerdiva
Thais, 35 anos, Santista, comedora compulsiva de junkie food, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street da Disney, e não estranhe a cara na foto, porque ela adora um blingbling!

Deixe um comentário :D

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thais, 35 anos, Santista, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street do Magic Kingdom e não estranhe a cara na foto, mas ela adora super-heróis, Capitão América e fechar game de luta sem usar especiais.
Quer receber dicas, trocar ideias, tudo em primeira mão? Faça parte do nosso grupo no Telegram.
* Alguns links presentes no blog são de afiliados, onde o blog recebe comissão pelo click ou venda, ajudando na sua manutenção.
O Nerdiva é um site pessoal no ar desde 2010. Não temos ligação com Marvel, DC, Disney, Lucasfilm, Starbucks. E nem reclame que aqui está cheio de glitter!

Receba nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Receba nossos posts em primeira mão!