fbpx

Google Arts & Culture convida para um tour na Real Academia de Medicina da Espanha

Especialmente em tempos de crise, as galerias de arte, museus e espaços turísticos devem ser locais que proporcionam inspiração, fuga, conforto, diversão e consolo. Mas você se lembra da última vez visitou uma lugar assim? Ou que teve a sensação de estar de frente a uma obra de arte em um espaço que é dedicado à sua contemplação?

Diante da necessidade de manter o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, o Google Arts & Culture vem cumprindo um papel essencial: o de manter visível ao público os mais renomados espaços de cultura e arte do mundo.

Hoje, especialmente para classe médica, estudantes de medicina e todos os envolvidos com profissões da área de saúde, a sugestão é um tour pela Real Academia Nacional de Medicina da Espanha. Enquanto não é possível entrar pela porta física deste local memorável, a plataforma de arte e cultura do Google proporciona a você um passeio virtual completo.

De certa forma, você pode dizer que é melhor do que uma visita “ao vivo”, pois a ferramenta possibilita dar um zoom nos detalhes mais importantes. A Real Academia de Medicina também compartilha a história da medicina espanhola através do Museu de Medicina Infanta Margarita. O acervo reúne peças de caráter médico-científico, histórico e de relevância artística, refletindo a evolução desta disciplina ao longo do tempo.

Veja como está organizada a exposição no Google Arts & Culture:

Um tour fotográfico pelo prédio de 100 anos

O prédio que abriga a Real Academia de Nacional de Medicina data de 1914. Sua arquitetura, em estilo eclético, surgiu na Espanha em meados do século 19 e a obra foi executada por Luis María Cabello Lapiedra, figura-chave da arquitetura madrilena. Esculturas, colunas e piso revestidos com mármore de tons avermelhados levam ao pátio de honra iluminado pelos vitrais Mauméjean e por um impressionante lustre de vidro.

O Arts & Culture faz um giro no layout dos espaços, permindo ao visitante uma experiência completa. O tour segue para a sala de eventos, centro das atividades da Academia. O espaço é utilizado para sessões científicas, onde médicos e cientistas prestigiados apresentam os seus progressos em diversos assuntos.

Junto à Sala de Eventos está a imponente biblioteca, valorizada pela luz natural das suas janelas e o belo relógio pendente, assinado por Carlos Coppel. Toda a visita ao prédio pode ser explorada online, no tour virtual 360°, recurso interativo disponível aos usuários através de ferramentas como Google Street View.

Exposições virtuais do Museu de Medicina Infanta Margarita no Google Arts & Culture

Ramón y Cajal: O Nobel que Desvendou o Cérebro

Explore a história do pioneiro da neurociência moderna, Santiago Ramón y Cajal. Vencedor do Prêmio Nobel, o cientista espanhol desvendou o cérebro humano através da sua “doutrina dos neurônios”, que tornou possível a compreensão da estrutura do sistema nervoso. 

Olho X Lente

Ess exposição mostra a evolução do microscópio através da “Coleção Bruni” ao longo da história. A coleção que pertenceu ao médico venezuelano Blas Bruni Celli inclui mais de 70 microscópios originais e vários acessórios que datam da primeira metade do século 18  ao início do século 20.

História do Parto

Organizada pelo professor e membro titular da Academia, José Antonio Clavero Núñez, a exposição traça o curso histórico e antropológico do parto – um dos dos momentos-chave em qualquer vida humana. A mostra inclui peças importantes que documentam os aspectos históricos e artísticos, bem como obras de referência significativa escolhidas pela sua relevância ilustrativa e artística.

O Sorriso Mais Bonito

A inusitada exposição conta a história da pasta dental e da higiene oral através de uma grande coleção de cartazes publicitários, pastas, pós, elixires, antissépticos, escovas de dente e todos os tipos de utensílios de higiene bucal.



Gostou desse post? Você pode curtir estes também:

Thaís do Nerdiva
Thais, 35 +1 anos, Santista, comedora compulsiva de junkie food, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street da Disney, e não estranhe a cara na foto, porque ela adora um blingbling!

Deixe um comentário :D

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thais, 35 anos, Santista, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street do Magic Kingdom e não estranhe a cara na foto, mas ela adora super-heróis, Capitão América e fechar game de luta sem usar especiais.
Quer receber dicas, trocar ideias, tudo em primeira mão? Faça parte do nosso grupo no Telegram.
* Alguns links presentes no blog são de afiliados, onde o blog recebe comissão pelo click ou venda, ajudando na sua manutenção.
O Nerdiva é um site pessoal no ar desde 2010. Não temos ligação com Marvel, DC, Disney, Lucasfilm, Starbucks. E nem reclame que aqui está cheio de glitter!

Receba nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Receba nossos posts em primeira mão!