Guia de Viagem

Hoje tem mais um post do Guia de Viagens! AE! Vamos falar de uma coisa que antes de se pensar em comprar um pacote – principalmente quando se trata de exterior, é o primeiro item a ser feito: Documentos!

Documentação?
É gente, o viajar nem sempre é só comprar o pacote, fazer a malas e partir…Muitas vezes é preciso pensar e preparar a documentação necessária,além de botar no papel o seu custo!

O trivial? – Passaporte!
Posso chamar de trivial, mas na verdade o básico mesmo é um RG ou CNH na validade. Esse negocio do Rg na validade, na minha opinião é meio balela, pois RG não perde validade (não vem indicado isso em nenhum lugar), mas muitas pessoas dizem que certos órgãos – incluindo aeroporto, não aceitam…

Ou seja, se você for viajar para o Mercosul, trate de ver se seu RG será aceito, ou então parta pro Passaporte! É prático e vale por 5 anos!

Como tirar?
É bem simples, sério, até eu consegui! Você precisa ir até o site da Policia Federal – www.dpf.gov.br e observe a opção passaporte na parte inferior do site. É ali que tudo começa! Você pode olhar qual a documentação necessária e em qual tipo de passaporte sua solicitação se enquadra. Tem diversos tipos – e não me venham pedir passaporte de emergência porque a sua viagem não se enquadra nisso!

Após preencher o formulário e imprimir os dados necessários – além do boleto de R$156,07, você precisa agendar o dia de sua visita a Policia para efetuar a entrega dos documentos e a retirada das impressões digitais e da foto. Ai é bom solicitar com uma certa antecedência de sua viagem!

Eu emiti meu formulário em Junho de 2011 e data mais próxima para fazer os tramites legais era somente em Novembro de 2011!5 meses de espera, mas agora dizem que a média está de 2 meses! Ah, e isso varia com o posto mais próximo! Tem outra coisa, lembre-se que ele so fica pronto em 15 dias! Não foi dificil, mas mesmo com horário agendado pelo menos cerca de 1 hora e meia você fica ali esperando!

O meu é o azul, modelo novo e com validade de 5 anos.

Depois disto pronto, temos que ver um outro passo que dependendo do seu destino é necessário: O Visto! Mas isso eu falo no próximo post!