fbpx

Ih Bloguei 18: Analisando os dados!

Se você acompanha aqui os post de “Ih Bloguei” sabe que sempre falo de analisar os seus dados, e hoje trago um assunto muite importante: Você sabia que FB, Instagram e o Youtube também tem dados para você verificar?

Dados? Temos!

No meu último post eu falei aqui que usei os dados que tenho de Youtube e de visitas aqui para organizar os conteúdos. Com esses dados eu consegui analisar como estava vindo meu fluxo de visitantes, quais os temas que mais os atraiam e se eu tava acertando a abordagem dos conteúdos.

Mas muitas pessoas no meu inbox ficaram em dúvida em como eu fiz isso então, resolvi passar a url das ferramentas:

Youtube: quando você inicia um canal, pelo endereço http://studio.youtube.com você consegue acessar a parte de estatísticas que basicamente te mostra UM MUNDO de informações relevantes: qual a faixa etária do seu público, os temas que mais os atraem.

O legal que você pode selecionar por periodos, como ultimas semanas, meses ou até todo o seu período todo

Facebook: Já na plataforma do Zuckinha, você consegue usar também um estúdio de criação para ver os dados de sua fanpage (por sinal essa mesma plataforma te permite agendar posts). Lá, se seu conteúdo viraliza, consegue entender alguns dados também.

Instagram: Pro Instagram, você entra na parte “Insights” e consegue claro, tem uma visão similar ao que tem no Youtube. Se você clicar em um post seu em “Mais informações” e arrastar a janelinha do Insight que vai aparecer, ele vai mostrar dados daquele conteúdo. Sim, existem plataformas que coletam esses dados.

Google Analytics: Ele é um dos principais, e tem diversos conteúdos. Para quem tem um blog, eu super recomendo cadastrar. Seu painel é bem parecido com Youtube, que bom tecnicamente, se baseou nele para dar os dados. Tem diversas dicas online e até mesmo um treinamento do Google para entender seus dados.

Pinterest: Também tem um painel se sua conta for profissional / influenciados, ela terá um HUB para dados, consegue saber qual seu alcance e pins mais “usados”.

Ou seja, tem muitos locais que você pode de pouquinho em pouquinho analisar os seus dados e de onde pode tirar ideias de novos conteúdos – focando naqueles que você gosta de escrever e tem retorno.

Me deixe nos comentários quais dados você já analisou e aplicou mudanças.

Gostou desse post? Você pode curtir estes também:

Thaís do Nerdiva
Thais, 35 +1 anos, Santista, comedora compulsiva de junkie food, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street da Disney, e não estranhe a cara na foto, porque ela adora um blingbling!

Deixe um comentário :D

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thais, 35 +1 anos, Santista, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street do Magic Kingdom e não estranhe a cara na foto, mas ela adora super-heróis, Capitão América e fechar game de luta sem usar especiais.

Quer receber dicas, trocar ideias, tudo em primeira mão? Faça parte do nosso grupo no Telegram.
* Alguns links presentes no blog são de afiliados, onde o blog recebe comissão pelo click ou venda, ajudando na sua manutenção.
O Nerdiva é um site pessoal no ar desde 2010. Não temos ligação com Marvel, DC, Disney, Lucasfilm, Starbucks. E nem reclame que aqui está cheio de glitter!

Receba nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Receba nossos posts em primeira mão!