Toda sexta-feira é dia de “Ih Bloguei”, e hoje vamos trazer algo que todo mundo fica em dúvida: “O que é um blog?”.

Tá…Mas o que é um blog?

Lembram quando eu contei no primeiro post sobre o passado – não muito antigo – dos blogs, então vamos começar naquela época: Era inicio dos anos 90, e a gente começa a se aventurar por criar pequenos locais para compartilhar nossa vida, como um diário mesmo.

Blog

Naquela época a gente não tinha plataformas que era só colocar um texto ou uma foto – até porque câmera digital era um luxo. Todo mundo ia na munheca usando Dreamweaver ou Frontpage desenhar páginas com textos contando como tinha sido sua escola, ou os que já trabalhavam sua rotina.

Passado alguns anos, surgiu o Fotolog e muita gente migrou para lá, usando a possibilidade de 1 imagem por dia (ou 3 se você fosse Fotolog Gold) para mostrar a rotina.

Mas o pessoal das antigas continuava firme e forte com os blogs, alguns anos depois surgiu o Blogger – que ainda não era da Google, o Movable Type, o Cutenews (eu usava muito esse por c0isa das customizações), até que chegamos ao ápice: WORDPRESS.

Vocês devem estar se perguntando: Mas porque você tá explicando tudo isso?

Para mostrar que quando a oferta de ferramentas e facilidade na criação surgiram mais pessoas passaram a blogar. Quem aqui não deve se lembrar de alguem que tinha um blog sobre livros, sobre moda?

Foi nessa época que os Nichos começaram a surgir. Moda, culinária, literatura, tecnologia, e assim vai.

Só que a gente passou a ficar mais viciado em fotos não é? E ai a galera migrou para outros meios para mostrar seu diário: Instagram (fotolog novo?) e Youtube (como os Vlogs?). Isso sem contar Tumbler, galera que usa fanpage pra isso.

Então vamos lá: Blog é todo local que você comenta sobre algum assunto, ou seja sua rotina, algo que você ama, algo que você consumiu, dicas para outras pessoas.

Aqui no Nerdiva, eu posso dizer que meu blog é pessoal com uma pegada de cultura pop, já que tudo que coloco aqui é coisas que eu gosto e têm meu toque pessoal.

AH: Têm muito local que você acha que é um blog, mas é um portal – isso é porque temos vários autores. Não quer dizer que um blog não possa ter dois, três autores, mais ai eu posso colocar como um portal? Tudo depende do seu ponto de vista 😉

Deu para entender? Acho que esse primeiro post já deu uma luz para quem saber o que é um blog, né?

Semana que vem, vamos falar sobre o que pode ser postagem e olha a lista é grande!