O “Ih Bloguei” dessa semana falo um pouco sobre mudar as suas ferramentas para a criação de conteúdos, buscando trazer agilidade e rotinas. Ah! E isso têm a ver com o Notion!
Ferramentas?
Uma das coisas que eu sempre falo aqui no Blog, é que não existe uma receita para você começar a produzir conteúdos ou se organizar para isso.
Já usei o Trello, planner, lista diária, caderno de anotações e Photoshop como ferramentas para criação, mas cada dia que passa nós precisamos deixar tudo mais redondinho, principalmente com a rotina que agora ficou 24/7.
E foi lá na época do recesso de Natal que passei a organizar uma nova rotina, e sim deu certo! Notaram que quase não estou “faltando” nas redes? Sabe aqueles ajustes finos? Testar ao máximo uma ferramenta? Foi exatamente isso que fiz.
Teste as ferramentas, uma pode ser boa pra você.
Se antes eu usava o Trello e ainda precisava por um bloco de notas, alerta nos e-mails do meu dia a dia se for escrever algo, um Google Agenda para organizar, tudo isso mudou com a chegada do Notion – cheguei a comentar lá em Novembro dele.
Eu havia visto antes de implementar o uso alguns vídeos no Youtube, onde muitos gringos colocavam ele como a ferramenta perfeita – e vocês me conhecendo, fiz a curiosa e fui.
Gente! Basicamente tudo o que preciso produzir, ideias e sistema de verificação tá la! É claro que junto dele criei um sisteminha bem legal:
- Notion como centralizador da minha vida pro Blog, Canal e Instagram;
- Um cadernos pequeno, onde criei um modelo da semana e do que preciso produzir;
- Bloco de notas do celular para rascunhar alguma coisa se tiver ideia na rua ( e depois jogar no Notion no local certo)
- Canva para produzir imagens pro Blog e Instagram.
Em paralelo criei um Google Agenda com minha rotina para organizar os horários para produção de conteúdo e que ainda eu possa ver um seriado, descansar ou ler um livro (mas esse último o BBB não têm deixado).
Dentro dessa organização, peguei os melhores horários onde posso ser mais produtiva e otimizei para focar nessas necessidades.
Então a Ferramenta pode ser um braço da minha criação?
Pode e deve! Com o Notion – e isso não é um post patrocinado, eu literalmente abro no meu navegador e consigo saber o que está no meu radar para produção, edição ou analise. Olha só:
Como faço tudo sozinha (yep, roteirizo, gravo, edito, faço as imagens..), esse tipo de cronograma foi muito importante. Consigo anotar todas as ideias em Conteúdos, segmentado por local de publicação, já nos reviews ficam uma listinha do que ainda vou gravar e alguma anotação e tenho um calendário de quando aquela informação foi publicado ou está organizado para ir ao ar. Se precisar, posso olhar como uma busca rápida!
Ai no caderno, eu tenho um “mapa visual” de tudo que será publicado naquela semana: já deixei tudo listado e vou riscando quando está pronto e agendado ou publicado.
Na minha Google Agenda deixei as tarde de sexta-feira (por terminar o expediente mais cedo) para gravar os vídeos da semana seguinte – se eu tiver cansada, faço no sábado de manhã, e no sábado a noite / domingo de manhã para rascunhar posts e editar imagens, assim começo a semana de forma já 70% finalizada.
Ai o bloco de notas é aquelas listinha de ideias ou frases, musicas soltas que vou triar e colocar no Notion na area certa.
Já no Canva, todas as imagens que uso nas redes sociais tem seus modelos prontos, com os tamanhos certos onde é só entrar, fazer os ajustes e utilizar!
Tudo tem seu momento e hora, e evito trocar os horários, pois rotina é feita de repetições.
Em uma análise rápida, eu consegui otimizar muito mais meu dia a dia nas coisas pro Nerdiva e produzir tudo o que quero, de forma mais jeitozinha.
————
Parece estranho, mas para mim aqui deu muito certo! Tente sempre encontrar o seu ponto perfeito de organização – por sinal, é uma das matérias que tô tendo na pós, então tô mega nessa pegada!
E você, como vêm usando as ferramentas no seu dia a dia? Me deixa nos comentários!