Eu assisto desfile das Escolas de Samba

Na época de carnaval, sempre rola aquela briga de gente que ama bloquinhos e os outros que fazem maratona na Netflix, eu me enquadro num terceiro tipo de pessoa: aquelas que amam assistir desfiles de escola de samba pela tv.

Você também assiste os desfiles das escolas de Samba?

OK, antes de vocês perguntarem: “como assim você adora desfile de escola de samba?” preciso recapitular um pouco um fato curioso que rolou comigo em 1993: Meu primo, o Mala – que já foi muito falado por aqui, tinha alguns amigos que iam sempre ver os desfilas das campeãs no Rio de Janeiro e decidimos então ir nessa aventura.

Sim, foi nós mais um grupo de amigos dele. Um ônibus que eu conhecia to-do mundo. Imagine você sair daqui de Santos em uma sexta-feira à noite, passar a noite toda na estrada, chegar no Rio de Janeiro no sábado de manhã, ir pro Sambódromo e ver todas as escolas que ganharam? Isso sem contar que ficamos boa parte do tempo parados na estrada porque havia tido um acidente, e o pessoal começou a celebrar a viagem alí mesmo.

Bom foi o que eu fiz com 8 anos! Eu estava tão empolgada, que me lembro de mal dormir quando cheguei no hotel – no bairro do Botafogo, e fiquei a noite toda embaixo de uma tempestade nas arquibancadas do sambódromo assistindo tudo. Olha choveu tanto, que quando eu vejo os videos desse ano das tempestades, sinto um deja-vu. Cachoeira feeling.

Mas voltando ao assunto, no Rio, minha escola de coração é o Salgueiro – que ganhou o campeonato quando fui na Apoteose. Quem nunca cantou por aí: “Explode coração, na maior felicidade…”

Depois dessa recapitulação, voltamos pros tempos atuais quando lembro dos desfiles de Escolas de Samba:

– Eu não tenho mais o pique de ficar uma madrugada inteira assistindo desfiles;
– Se eu fosse para esses locais, ia querer frisa;
– Agora a gente pode ver depois, pois a internet está aí;

Porém, quando chega a época de carnaval, minha diversão é pegar umas Junkie Foods – sorbets, batatas fritas e pipocas para assistir as escolas. Sento no sofá ou na cama, abro o selecionado da noite e fico assistindo.

Como eu já vi ao vivo a magnitude desses carros, só de saber o tamanho que eles podem ter na avenida, de como o barulho da bateria faz tum tum no coração, sei bem quando uma escola pode sair campeã.

Gente é inexplicável a sensação de ver isso ao vivo, é único e todo mundo precisa fazer uma vez na vida – mesmo que seja o desfile das campeãs. Eu acho que nunca vi algo tão grande na vida como o Itá.

Fico triste quando acontece com a Vila Isabel, que no desfile se atrasou 1 minuto, choro quando vejo o desespero deles, também acho que Viviane Araujo é a Rainha das Rainhas e respeito e muito a Mangueira.

Escolas de Samba

Mas Tay, você só assisti a do Rio?

Não! São Paulo também, e aí é um caso mais bizarro: EU AMO a Vai-Vai, mas respeito muito (cof cof) a Gaviões da Fiel. É aquele caso de amor e ódio sabe? Sempre torço para que a escola de samba do Bexiga ganhe, mas se a Gaviões têm um título até que não é tão ruim. Até porque a Vai-Vai fez um desfile sobre colonização japonesa, então ela têm meu carinho né? Fiquei triste com seu rebaixamento 🙁

E esse em São Paulo tivemos a Império de Casa Verde que apenas levou uma Millennium Falcon e os AT-AT pro Anhembi, isso sem contar um certo Delorian na Dragões da Real.

Eu brinco que cultura pop também pode estar nesses locais e esse ano esses dois desfiles citados acima são a melhor resposta. As escolas de Samba podem ensinar muito quando a gente fala na preparação de um espetáculo, porque convenhamos é tudo aquilo em até no máximo 1hora de 15 minutos.

E você, também gosta de acompanhar os desfiles e fica esperando o Márcio Canuto aparecer nesta época?

Gostou desse post? Você pode curtir estes também:

Thaís do Nerdiva
Thais, 35 anos, Santista, comedora compulsiva de junkie food, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street da Disney, e não estranhe a cara na foto, porque ela adora um blingbling!

Deixe um comentário :D

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thais, 35 anos, Santista, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street do Magic Kingdom e não estranhe a cara na foto, mas ela adora super-heróis, Capitão América e fechar game de luta sem usar especiais.
Quer receber dicas, trocar ideias, tudo em primeira mão? Faça parte do nosso grupo no Telegram.
* Alguns links presentes no blog são de afiliados, onde o blog recebe comissão pelo click ou venda, ajudando na sua manutenção.
O Nerdiva é um site pessoal no ar desde 2010. Não temos ligação com Marvel, DC, Disney, Lucasfilm, Starbucks. E nem reclame que aqui está cheio de glitter!

Receba nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Receba nossos posts em primeira mão!