Público geek: um estilo de vida bom para os negócios

Atualmente, vivemos em um mundo moderno, onde todos possuem representatividade e espaço para ser o que quiserem, desde um fã da saga Star Wars, até a poderosa comunidade do BTS (Bangtam Sonyeondan) que é uma banda sul-coreana que produz músicas na categoria K-pop.

O mundo está abrindo espaço para as pessoas terem uma oportunidade de se incluírem na sociedade, de mostrar para o mundo todo o seu talento e suas características. E não existe lugar melhor para isso do que a internet.

Sabendo disso, as empresas observaram que poderia ser vantajoso aproveitar essas culturas para se promoverem dentro da sociedade , alguns negócios chegam até a serem voltados para determinados grupos, como por exemplo o público geek.

Conhecendo o geek marketing

Os fundamentos de marketing consistem em encontrar a melhor forma de atrair clientes ou usuários para determinado negócio, são esses fundamentos que possibilitam a criação de estratégias para as empresas produzirem suas ações de marketing.

  Funciona mais ou menos como um ciclo, as empresas precisam de um determinado grupo de clientes, elas estudam os fundamentos do marketing, adotam as estratégias que podem funcionar para o negócio, e então produzem suas ações de publicidade, trazendo assim usuários para o negócio.

As empresas sempre procuram explorar todos os eixos possíveis para fazer sua divulgação e alcançar mais pessoas, a fim de aumentar o seu público, e os grupos que mais estão atraindo os olhares dessas empresas são os grupos geeks.

Recentemente a cultura geek tem ganhado força na sociedade e com isso as empresas estão buscando introduzir o público dentro dos negócios, produzindo conteúdos chamativos sobre os interesses desse grupo, aumentando assim a visibilidade tanto da empresa quanto dos grupos geeks.

5 dicas para fazer um conteúdo de geek marketing 

  • Pesquise mais sobre os geeks

O primeiro passo para começar uma ação de geek marketing é estudar e pesquisar sobre quais são as melhores opções para investir. 

Ao definir sobre qual será o tema abordado, por exemplo Harry Potter, procure se aprofundar nas curiosidades do filme e dos grupos de fãs. 

Estude sobre quais são os personagens preferidos dos fãs e quais são as piadas mais usadas por eles.

Preste muita atenção nas suas pesquisas, um engano pode resultar em uma “gafe” no nome de sua empresa, e talvez a sua imagem não seja tão bem falada entre a comunidade.

  • Crie conteúdos baseados nas pesquisas

Após as pesquisas, a equipe de marketing estará pronta para começar a produzir conteúdos de qualidade, a imagem deve ser o fator principal do conteúdo, já que ela será responsável por atrair o público-alvo.

Mas só porque a imagem será o fator chamativo, não significa que o conteúdo escrito pode ser feito de qualquer maneira. 

Procure sempre escrever o melhor possível, de maneira curta e de fácil entendimento para as pessoas, já que não serão apenas os fãs que irão usufruir do conteúdo.

Em resumo, faça um conteúdo direcionado a um público-alvo tendo em mente que pode haver acessos de fora, por isso o conteúdo deve ser de fácil entendimento a todos.

  • Faça parcerias

O marketing não é uma via de mão única, as parcerias são tão comuns no mundo do marketing como produzir um simples conteúdo.

Como empresa, procure entrar em contato com grandes influencers geeks, um ótimo exemplo pode ser o Peter Jordan, mais conhecido como Peter ei nerd. 

O influencer de 43 anos domina a área sobre histórias da Marvel, DC, Dragon Ball Z e muito mais. Peter também possui conhecimentos sobre investimentos e empreendedorismo, ele utiliza de seu canal no Youtube para fazer algumas divulgações de empresas e algumas dicas de investimentos.

Então procure achar algum influencer que domine o tema de seus conteúdos e faça uma parceria em que os dois se beneficiem.

  • Sempre procure inovar com as novidades

Dentro ou fora do geek marketing, a proposta de oferecer novidades aos seus usuários é extremamente necessária.

Esta é uma das melhores maneiras de fazer com que seus clientes se mantenham fiéis a sua empresa.

Como todos sabem, as pessoas gostam de espalhar as boas experiências e recomendar para amigos e parentes.

Procure oferecer o que o público gostaria de ter, abra uma caixa de sugestões e deixe que os clientes sintam-se no direito de pedir por coisas novas. Afinal são eles que precisam ser agradados.

  • Crie um plano de redes sociais

A comunidade geek possui suas próprias características, e uma delas é ser extremamente conectada a internet.

Uma boa pedida é criar uma estratégia de redes sociais para conseguir engajamento do seu público-alvo.

Faça conteúdos baseados nos pedidos dos usuários, aproveite e tente fazer parcerias com outras redes sociais, afinal sempre é bom aumentar o alcance de suas redes.

Conclusão 

Pode-se concluir que, a definição de marketing é atrair os olhares das pessoas para algo, seja para um evento, para um produto ou uma empresa.

Quando feito corretamente, o marketing pode mudar a vida de uma empresa e fazer com que se torne uma marca mundialmente famosa, não apenas pelos seus produtos ou trabalhos, também por conta de sua interação com os clientes ou usuários.

Partindo dessa definição, surgem vários segmentos acerca disso, e um deles é o geek marketing, focado apenas para o público que gosta de videogames, filmes e séries geeks.

Interagir com esse público pode ser um ótimo negócio, considerando que a comunidade é bem ativa nas redes sociais e gostam muito de consumir bons conteúdos sobre seus gostos.

Mesmo que o seu negócio não seja voltado para a área geek, introduzir esse público junto com sua empresa pode ser crucial para o sucesso.

Gostou desse post? Você pode curtir estes também:

Thaís do Nerdiva
Thais, 35 +2 anos, Santista, comedora compulsiva de junkie food, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street da Disney, e não estranhe a cara na foto, porque ela adora um blingbling!

Deixe um comentário :D

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thais, 35 +2 anos, Santista, viciada em coisas bonitinhas e na maioria das vezes nos tons de rosa! Seu lugar preferido no mundo é a Main Street do Magic Kingdom e não estranhe a cara na foto, mas ela adora super-heróis, Capitão América e fechar game de luta sem usar especiais.

Quer receber dicas, trocar ideias, tudo em primeira mão? Faça parte do nosso grupo no Telegram.
* Alguns links presentes no blog são de afiliados, onde o blog recebe comissão pelo click ou venda, ajudando na sua manutenção.
O Nerdiva é um site pessoal no ar desde 2010. Não temos ligação com Marvel, DC, Disney, Lucasfilm, Starbucks. E nem reclame que aqui está cheio de glitter!

Receba nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Receba nossos posts em primeira mão!